Brevet 300 Audax – Holambra 21/03/2015 – Um sonho que se tornou realidade.

Publicado: 25/03/2015 em Ciclismo
Tags:, , ,

Esse é um relato bem pessoal do que foi o Brevet 300 da Audax em Holambra, porém, antes de falar da prova vamos voltar um pouco no tempo…

Para quem não me conhece, sou ciclista amador pedalo desde novembro de 2012, acredito que comecei como todo ciclista, um incentivo de um amigo (valeu Adriano) comprei uma mountain bike básica e comecei fazer trilhas com o pessoal e nunca mais parei.

Em de Setembro de 2014 navegando pela internet encontrei um texto falando sobre ciclismo de longa distância e falava algo sobre uma prova chamada Audax, logo me interessei, mandei o link para alguns amigos que pedalam comigo, disseram que era coisa de maluco fazer 200km seguidos, quem diria então fazer as etapas de 200km, 300km, 400km e 600km, concordei dizendo que para ciclista no nível que estava aquele dia era quase impossível, afinal eu pedalava apenas aos finais de semana e só passeios.

Aquela ideia ficou na minha cabeça e resolvi procurar um treinador, encontrei o Thiago Faria da TreineBR, conversamos muito, fiz vários exames (sangue, cardiológico e etc) comecei o treinamento em outubro. Tinha pouco tempo a primeira etapa era em Dezembro de 2014 (200km)

Chegou então minha primeira Audax o Brevet 200 em Holambra foram 200km de muita chuva, esforço e superação. Fiquei impressionado com o resultado, imaginei que chegaria em 11 horas e concluí em 9:40h no mesmo dia já estava pensando na próxima etapa os 300km.

Enfim chegou o dia 21/03/2015 sábado, depois de treinar quase 5000km de Outubro até Março o meu grande desafio havia chego…

Cheguei em Holambra no dia 20 por volta das 23h correria, acertar últimos detalhes na bike (lubrificação, calibragem de pneus e etc), conferir todos os itens, confesso que minha ansiedade já estava a 1000, depois de tudo ok ainda fui jantar, dormi por volta das 1:30 da manhã (eu sei que foi tarde). No outro dia as 5:30 acordei, tomei café da manhã no quarto do hotel mesmo, fiquei sabendo que o café no hotel seria as 7:00, por sorte levei algumas coisas para comer aqui de Sertãozinho, me troquei e corri para a vistoria. Chegando lá estava uma garoa bem fina que logo parou, havia uma quantidade grande de ciclistas.

Começa a Audax as 7:14 rumo ao primeiro ponto de controle (PC1) no km 67. Logo nos primeiros 20km uma das minhas lanternas traseiras caiu da bike e foi para o chão quebrou toda, fiquei preocupado imaginando que isso poderia me impedir de continuar na prova.
Durante o percurso até o PC1 conversei com várias pessoas e encontrei o Ademilson que é aqui de Ribeirão Preto e pedalamos juntos. O clima até o PC1  foi totalmente contrário do que imaginei, além do colete refletivo que estava usando também estava com uma “jaqueta” para chuva e como não choveu nenhuma gota até o pc1 estava com muito calor e estava suando d+, suei tanto que a manga da jaqueta começou a ficar branca com o sal do corpo e isso me preocupou, imaginei que poderia desidratar. Cheguei no PC1 era 9:39 e pedi para os integrantes da organização se eu poderia deixar a jaqueta com eles… Ufaaaa. Um problema a menos, a jaqueta com certeza iria me prejudicar com o tempo… Bora para o PC2.

O PC2 era no KM 80, esse PC era um PC virtual na Churrascaria Jardim o caminho até o lá foi bem tranquilo e fomos bem rápido, como era um PC virtual tínhamos que fazer uma “selfie” ou levar um cupom fiscal do local, aproveitei a situação comprei uma Coca e um Gatorade para dar um up nas energias e repor um pouco do sal perdido ficamos pouco tempo parado no PC2 e logo partimos para o PC3 que era em Poços de Caldas.

O PC3 era no KM 137 em Poços de Caldas, apenas 57km do PC2, porem subimos nesses 57km subimos 1.050 metros, algumas subidas eram curtas e mais fortes e outras “leves” porem bem longas, tomamos chuva e cheguei no PC3 13:23, descansamos um pouco, comemos e seguimos para o PC4

O PC4 era no KM 198, porem logo que na saída do PC3 tinha uma subida (parede) com 9% de inclinação média e uns 3km de extensão que quebrou minhas 2 pernas, nunca sofri tanto para subir, essa subida minou minha musculatura e depois de termina-la tivemos quase 20km de descidas e nem assim me recuperei, comecei sentir dores bem fortes nas pernas e lombar, tomamos chuva novamente e cheguei no PC4 as 16:26, descansamos bastante e nos alimentamos bem, agora era rumo ao PC5.

O PC5 era no KM 250, tivemos sorte logo na saída do PC4 o vento estava ajudando bem e continuou assim por uns 20km, eu estava muito detonado por conta do último trecho da prova e qualquer subida já tinha ficado difícil de subir, e no caminho até o PC5 a noite chegou e a temperatura começou cair, chegamos no PC5 as 19:14, logo que chegamos no PC5 começou a chover muito forte, eu já estava bem cansado e os descansos nos PCs não estavam ajudando tanto, a chuva não aliviava então decidimos ir tocar o percurso debaixo de água mesmo, eu tive sorte que o pessoal que ficou com minha jaqueta no PC1 estava no PC5 então pude pega-la.

Saindo do PC5 com muita chuva e muito vento, cansado e com dores, meu amigo Ademilson pedalando alguns metros na frente, com menos de 5 km do PC5 meu pneu fura… O Ademilson não viu eu parando e seguiu, ele só percebeu minutos depois, tentou me esperar mais o frio estava de matar e não dava para ficar parado, confesso que trocar pneu debaixo de chuva e durante a noite não foi a melhor experiência da minha vida, naquela hora todo tipo de pensamento negativo veio em minha cabeça… Respirei fundo, troquei o pneu e segui. Não sei se foi o frio e a chuva ou a vontade louca de chegar que fez com que as dores no corpo sumissem, comecei pedalar mais forte até Holambra e finalmente cheguei… Depois de MUITAS subidas, dores no corpo e muita luta vi o portal de Holambra, é uma sensação única. Completei a prova com 15 horas e 10 minutos chegando as 22:24 da noite.

E para finalizar esse relato quero agradecer primeiramente a Deus por tornar tudo possível, minha namorada que amo tanto Rosana que me apoiou, me incentivou a treinar mais e mais e literalmente cuidou de mim após o brevet 300 onde tive febre e não dei conta nem de buscar meu certificado, obrigado amor você é muito especial, a minha família que me acha maluco mas apoia muito, meu treinador Thiago Faria que além de treinador é psicólogo, nutricionista e professor, ao professores da Academia do Milani, Domingos da Forum Bike que além de ser um excelente mecânico me ensinou ótimas técnicas na bike, Queiroz da Forum Bike que além de um grande amigo me possibilitou ter a excelente bike que utilizo hoje, Mutuca que me deu ótimas dicas na bike e me ajudou com os treinamentos, enfim a todos amigos(as) do pedal que treinaram comigo e me apoiaram.

Galera com certeza ninguém consegue nada sozinho e vocês foram muito importante para essa realização quem sabe o próximo relato é dos 400km em Boituva.

Vistoria com minha amada Descansando um pouco Olha o pc3 ai Cheguei ebaaaa Olha a bruta ai!! Mais pc3 Largada Chegando no PC1 PC3 LARGADA na estrada Vistoria Na estrada PC1 Cheguei!! Na Estrada PC3_2

WP_20150322_008

Fotos: Organização da Audax e Rosana

Deixe um comentário